Coletivo Ana Montenegro

segunda-feira, 7 de junho de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO : “LUTA, SUBSTANTIVO FEMININO”





Algumas estavam grávidas, outras amamentavam, todas foram torturadas e, não raro, violentadas. Adiante algumas foram mortas e/ou desapareceram, e outras sobreviveram. Essas histórias estão no livro “Luta, Substantivo Feminino”, que será lançado na terça-feira, dia 8, na sede da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), pelo ministro Paulo Vanucchi, dos Direitos Humanos, às 17h, no Jaracaty.

A obra é o terceiro livro da série “Direito à Memória e à Verdade”, desta vez focado nas mulheres vítimas da ditadura militar brasileira (1964-1985). O livro intercala as histórias de 45 mulheres mortas ou desaparecidas e os relatos de 27 sobreviventes de diferentes organizações de resistência à ditadura, armadas ou não.

Seus casos foram julgados pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, em 15 anos de atividade. A obra traz informações sobre as circunstâncias em que essas mulheres morreram ou desapareceram.

Na apresentação da obra, o ministro Paulo Vannuchi, que é o principal responsável pelo 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3), afirma que a publicação “pode mudar opiniões de quem ainda resiste à elucidação profunda de todos esses episódios como passo necessário a uma reconciliação nacional. Há muitos enfoques a serem completados sobre a ditadura militar e o da mulher era um deles”.

O QUE: lançamento do livro Luta, Substantivo Feminino
QUANDO: terça-feira, dia 8, às 17h
ONDE: na sede da OAB-MA (Jaracaty)

0 comentários:

Postar um comentário